domingo, 5 de abril de 2020

CHAPEUZINHO VERMELHO - significados, mensagens e moral



Os contos de fadas, histórias infantis sempre chamaram a minha atenção.

Venho tratar de contos de fadas, seus significados, mensagens e moral abordada em Chapeuzinho Vermelho.

Os contos de fadas costumam ser percebidos de modo universal, tradicionalmente, com princesas presas em castelos por uma bruxa, finalmente, resgatada pelo príncipe. Ainda, o garoto pobre que enriquece por poderes mágicos.

Pela própria universidade, atemporalidade, suspensão da acreditabilidade, magia dessas histórias, quando se contam, não há preocupação com seis contextos de criação.

Entretanto, Jack Zipes ressalra a importância do estudo das condições de produção dessss contos. As circunstância de suas origens têm relevância para compreender a lógica, quais valores estão sendo abordados.

Assim como as histórias folclóricas, os contos de fadas são transmitidas oroalmente desde a Idade Medieval. São contadas, recontadas, adaptadas de acordo com os valores da cultura do momento.

Trarei um estudo sobre "Chapeuzinho Vermelho", notadamente, quanto às ideias da trama subjacente e os respectivos valores enfatizados em cada enredo.

Noticia-se que as primeiras inspirações do conto de fadas advieram de um poema do século XI, escrito em latin, "The Grandmother's Tale" ou "The Paths os Needles and Pins", no qual um  garota encontrou um lobo, que propos que ela escolhesse entre pegar o caminho das agulhas ou dos pins para a avó cotage.

No que diz respeito à história em si, há duas versões principais acerca da origem de "Chapeuzinho Vermelho", a de autoria do francês Charles Perrault, no século XVII e a dos Irmãos Grimm, no início do século XIX, na Alemanha.

Charles Perrault

O enredo do francês Perrault é de um enredo simples, personagens simples, em que uma garota ingênua e naive é enviada à casa da avó doente, para levar-lhe bolo, a pedido da mãe.

O lobo mau vai até a casa da vovó, devora a velhinha, veste sua camisola e espera chapeuzinho, também, engolindo-a ao final.

De início, o espaço, a floresta merece comentários. As florestas eram tidas como locais perigosos - e, ainda o são - especialmente, a crianças.

Os adultos amedrontavam as crianças para que não se atrevessem a adentrar florestas.

O local é tido como proibido, tanto que personagens que têm familiaridade com florestas são aqueles fora-da-lei, como Robin Hood.

Nessa versão, presume-se que a menina é inocente e ingênua, não se 

Naive

Num segundo momento, a mensagem que se pretende passar é a famigerada de não dar atenção ou conversar com estranhos, especialmente meninas. O mesmo valeria para mulheres, há "lobos" por toda parte, em sua maioria sedutores, envolventes, e estes são os mais perigosos.

Com relação à idade da garota, não se sabe com precisão a idade dela, se uma garotinha ou uma adolescente. Algumas ilustrações dão ideia de que se trata de uma mocinha, inclusive pelo capuz vermelho que faria referência ao sangue menstrual.

Além disso, se, por um lado, observa-se a ingenuidade da garota da cidade, por outro, há a figura sedutora, envolvente do lobo.

Quando Chapeuzinho encontra o lobo vestindo o pijama da avó e passa a perguntar "que ... grandes são esses?", a repetição das perguntas é um recurso típico da oralidade, que facilita a lembrança do enredo seja pelo contador ou ouvinte 

Repeticoes que olhos grandes, .. norse tale de Elder Edda deus Thor disfarçou-se da deusa Freyja para deceuve gigante.

Por fim, Ziper entende o conto numa abordagem sociocultural, em que se aceita o bizarro como normal, mas, tamém, resiliência emocional. (indicação de leitura "Morphology of the Folktale " do russo Vladimir Propp)

Mftd.org Arne-Thompson-Uther
Atu333

Bruno Bettelheim observa um viés sexual na trama, dado que se faz referência em "trocar roupas", bem como Chapeuzinho olha partes do corpo do lobo quando faz as repetidas perguntas estranhando a avó. Para o estudioso, pode se analisar um traço de pedofilia trazido na história, para fins educativos.

Irmãos Grimm

A versão de 1812, publicada na Alemanha pelos Irmãos Grimm, traz personagens mais complexos, juízos de valor.

No meio do caminho até a casa da vovó, Chapeuinho encontrou o Lobo, que s convenceu a colher flores perfumadas para levar à avó. 

A sinestesia da personagem é trazida, ou seja, a questão dos sentidos aparecem. Além disso, a tentação moral decorrente das sensações experimentadas.

O proibido é mais consistente e claro.

Enquanto na primeira versão Chapeuzinho recebe apenas o pedido da mãe para levar bolo à avó, na versão alemã, a mãe dá maiores e mais detalhadas orientações à filha.

Daí, pode-se inferir revelar-se uma educação da família para que a filha fosse polida, educada.

No mais, a complexidade da situação tratada nessa segunda versão pode ser notada pela vestimento de Chapeuzinho: capuz de veludo, tecido luxuoso.

No que toca a persuasão do Lobo para que Chapeuzinho se desvie do caminho para colher flores caracteriza-se em desobediência das ordens da mãe em comparação com a primitiva, em que não se vê complexidade psicológica da personagem, a qual é ingênua e inocente, age ignorando os perigos que a rodeiam.



Devorou e dormiu.
Cacador. Roncar
Cortou estomago asvduas libre


Juizo moral do lobo pelo cacador


Grimm desobedecer
Vitima.
Seduzida.
Resolver sozinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário