segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

CAIO FERNANDO ABREU



Caio Fernando Abreu foi vencedor do 26o. Prêmio Jabuti, em 1984, na categoria Contos/Crônicas/Novelas, com a obra "O Triângulo das Águas".

"Acredito no tempo. O tempo é nosso amigo, nosso aliado, não o inimigo que traz as rugas e a morte.



"O tempo é que nos mostra o que realmente valeu a pena, o tempo nos ensina a esperar, o tempo apaga o efêmero e acaba com a dúvida." (Caio Fernando Abreu)



"... e eu digo o tempo todo: o teu ser é conjunto do meu, assim adoçamos nossas vidas." (Caio Fernando Abreu)



"Na minha memória - tão congestionada - e no meu coração - tão cheio de marcas e poços - você ocupa um dos lugares mais bonitos."  (Caio Fernando Abreu)



"Ela era mais que linda. Era viva, sarcástica, tensa, confusa. Meio desmedida. E rainha." (Caio Fernando Abreu)


"Tô tirando férias, dando um tempo disso. Chega de amar, chega de me diar, chega de me doer... (pelo menos por enquanto)." (Caio Fernando Abreu)



"Desapegar das pessoas; se importar menos; não se abalar por nada nem ninguém: correr atrás daquilo que faça seu coração vibrar; ficar perto de quem te quer bem; correr atrás dos seus sonhos; se amar mais; esquecer tudo aquilo que te faça mal. Anota aí: cair na real." (Caio Fernando Abreu)



"Tô me afastando de tudo que me atrasa, me engana, me segura e me retém. Tô me aproximando de tudo que me faz completo, me faz feliz e que me quer bem." (Caio Fernando Abreu)



"Um band-aid no coração, um sorriso nos lábios e tudo bem." (Caio Fernando Abreu)



"Venha quando quiser, ligue, chame, escreva - tem espaço na casa e no coração, só não se perca de mim." (Caio Fernando Abreu)



"A vida é feita de escolhas. Quando você dá um passo à frente, inevitavelmente alguma coisa fica para trás." (Caio Fernando Abreu)



"E você não sabe quantos sorrisos eu já dei só de pensar em você." (Caio Fernando Abreu)


"Aquilo que nos fere é aquilo que nos cura. A vida tem sido muito muito dura comigo, mas ao mesmo tempo tem me ensinado muita coisa." (Caio Fernando Abreu)



"Toda minha saudade e o amor de sempre..." (Caio Fernando Abreu)



"Tem gente que tem esse dom. De não ser feliz e querer enferrujar o sorriso alheio." (Caio Fernando Abreu)



"Eu sei que todos os dias quando eu acordo Deus dá um sorriso e me diz: Estou te dando a chance de tentar de novo." (Caio Fernando Abreu)




"E se você acha que meu orgulho é grande, é porque nunca viu o tamanho da minha fé." (Caio Fernando Abreu)




"Política é exercício de poder, poder é exercício do desprezível. Desprezível é tudo aquilo que não colabora para o enriquecimento humano, mas para a sua (ainda) maior degradação. Como se fosse possível. Pior é que sempre é." (Caio Fernando Abreu)



"O que tem de ser, tem muita força. Ninguém precisa se assustar com a distância, os afastamentos que acontecem. Tudo volta! E voltam mais bonitas, mais maduras, voltam quando tem de voltar, voltam quando é pra ser. Acontece que entre o 'ainda-não-é-hora' e o 'nossa-hora-chegou', muita gente se perde. Não se perca, viu?" (Caio Fernando Abreu)

Foi vencedor do 31o. Prêmio Jabuti, em 1989, na categoria Contos/Crônicas/Novelas, com a obra "Os Dragões não Conhecem o Paraíso".
Foi vencedor do 39o. Prêmio Jabuti, em 1997, na categoria Poesia, com a obra "Farewell".






CORONEL FRANK SLADE



(Coronel Frank Slade é o personagem protagonista do filme Perfume de Mulher, interpretado por Al Pacino.)


"Algumas pessoas vivem uma vida em um minuto." (Coronel Frank Slade)


"Não há erros no tango, querida, não é como na vida. É simples. Se você cometer um erro, se atrapalhar, apenas continue dançando." (Coronel Frank Slade)


CLARICE LISPECTOR - escritora



Clarice Lispector foi vencedora do 3o. Prêmio Jabuti, em 1961, na categoria Contos/Crônicas/Novelas com a obra "Laços de Família".
Da 3a. Geração Modernista (ou Pós-Modernista),
Características: introspecção, relação intimista, fluxo de consciência, interioridade, psiquê das personagens.

"Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome." (Clarice Lispector)



"Ouça: respeite mesmo o que é ruim em você - respeite sobretudo o que você acha que é ruim em você - pelo amos de Deus, não queira fazer de você uma pessoa perfeita - não copie uma pessoa ideal, copie a vice mesma - é esse o único meio de viver." (Clarice Lispector)



"Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar." (Clarice Lispector)



"O que eu sinto eu não ajo. O que ajo não penso. O que penso não sinto. Do que sei sou ignorate. Do que sinto não ignoro. Não me entendo. E ajo como se me entendesse." (Clarice Lispector)



"Não me mostre o que espera de mim, porque vou seguir meu coração." (Clarice Lispector)



"O caminho que eu escolhi é o do amor. Não importam as dores, as angústias. Nem as decepções que eu vou ter que encarar. Escolhi ser verdadeira. No meu caminho, o abraço é apertado, o aperto de mão é sincero, por isso não estranhe a minha maneira de sorrir e de te desejar o bem. É só assim que eu enxergo a vida, é só assim que eu acredito que valha a pena viver." (Clarice Lispectot)



"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento."(Clarice Lispector)




"Não quero ter a terrivel limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero é uma verdade inventada. Sou um ser concomitante: reúno em mim o tempo passado, o presente e o futuro, o tempo que lateja no tique-taque dos relógios."(Clarice Lispector) 



"O destino de uma mulher é ser mulher."(Clarice Lispector)



"Viver é mágico é inteiramente inexplicável. Eu compreendo melhor a morte." (Clarice Lispector)



"Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta o edifício inteiro." (Clarice Lispector)




"Já chamei pessoas próximas de amigas e descobri que não eram! Algumas pessoas nunca precisei chamar de nars e sempre foram e serão esoeciais pra mim." (Clarice Lispector)





"E assim como a primavera, eu me deixei cortar para vir mais forte." (Clarice Lispector)




"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho." (Clarice Lispector)




"Libertar é uma palavra imensa, cheia de mistérios e dores." (Clarice Lispector)




"Sou um coração batendo no mundo." (Clarice Lispector)




"Minha liberdade é escrevera palavra é meu domínio sobre o mundo." (Clarice Lispector)




"A vida é igual em toda parte e o que é necessário é a gente ser a gente." (Clarice Lispector)




"Sonhe com aquilo que você quer ser, porque você possui apenas uma vida e nela só tem uma chance de fazer aquilo que quer.



"Tenha felicidade bastante para fazê-la doce. Dificuldades para fazê-la forte. Tristeza para fazê-la humana. E esperança o suficiente para fazê-la feliz." (Clarice Lispector)



"Raciocinem, estudem a si próprias em detalhes. Lembrem-se de que o que fica bem a uma Elizabeth Taylor, miúda e frágil, ficaria ridículo em Sophia Loren. No entanto, ambas são lindissimas."  (Clarice Lispector)




"Eu tenho gosto de lágrimas." (Clarice Lispector)




"Todos os dias, quando acordo, vou correndo tirar a poeira da palavra amor..." (Clarice Lispector)




"Dizem que a vida é para quem sabe viver, mas ninguém nasce pronto. A vida é para quem é corajoso o suficiente para se arriscar e humilde bastante para aprender." (Clarice Lispector)




"Não sei amar pela metade, não sei viver de mentira, não sei voar de pés no chão, sou sempre eu mesma, mas com certeza, não serei a mesma para sempre." (Clarice Lispector)




"Eu tenho uma aparente liberdade mas estou presa dentro de mim." (Clarice Lispector)




"Perder-se também é caminho." (Clarice Lispector)




"Se tenho que ser um objeto, que seja um objeto que grita." (Clarice Lispector)




"Até onde posso, vou deixando o melhor de mim... Se alguém não me viu, foi porque não me sentiu com o coração." (Clarice Lispector)




"Verdadeiramente imoral é ter desistido de si mesmo." (Clarice Lispector)



"Eu tenho medos bobos e coragens absurdas." (Clarice Lispector)



"O que verdadeiramente somos é aquilo que o impossível cria em nós." (Clarice Lispector)



"Não entendo e tenho medo de entender, o material do mundo me assusta, com seus planetas e baratas." ("A paixão segundo GH", Clarice Lispector)



"Mas eu sempre tivers medo do delírio e erro. Meu erro, no entanto, devia ser o caminho de uma verdade, pois só quando erro é que saio do que conheço e do que entendo." ("A paixão segundo G.H.", Clarice Lispector)



"Provação. Agora entendo o que é provação. Provação: significa que a vida está me provando. Mas provação: significa que eu também estou provando. E provar pode se transformar numa sede cada vez mais insaciável." ("A paixão segundo G.H.", Clarice Lispector)



"É que por enquanto a metamorfose de mim em mim mesma não faz nenhum sentido. É uma metamorfose em que perco tudo o que eu tinha, e o que eu tinha era eu." ("A paixão segundo G.H.", Clarice Lispector)


Contos "Felicidade Clandestina" de Clarice Lispector por Prof. Joãozinho:

Parte 1 - "Felicidade clandestina"; "Tentação"; "Restos do carnaval"; "O ovo e a galinha"; 

 
Parte 2 - "Uma amizade sincera"; "Miopia progressiva"; "O grande passeio"; "Come, meu filho"; "Perdoando Deus"; "Cem anos de perdão"; "A legião estrangeira"; "Os obedientes"; "A repartição dos pães".

Parte 3 - "Uma esperança"; "Macacos", "Os desastres de Sofia"; "A criada"; "A mensagem"; "Menino a bico de pena"; "Uma história de tanto amor"; "As águas do mundo"; "A quinta história"; "Encarnação involuntária"; "Duas histórias a meu modo"; "O primeiro beijo".

Contos:
1 - "Felicidade clandestina" (felicidade adiada, postergada, emprestada, enviesada) (tema: dor e amadurecimento, maldade humana, leitura e amadurecimento);
2 - "Uma amizade sincera" (tema: amizade entre 2 homens que dispensa proximidade física);
3 - "Miopia progressiva" (tema: infância, contato com problema do outro);
4 - "Restos do carnaval" (tema: invisibilidade humana, desabrochamento, amadurecimento);
5 - "O grande passeio" (tema: abandono humano de idoso);
6 - "Come, meu filho" (tema: relação mãe e filho)
7 - "Perdoando Deus" (tema: introspeçäo psicológica)
8 - "Tentação" (tema: desencontros, solidão, relações interpessoais impossíveis);
9 - "O ovo e a galinha" (tema: ilogicidade);
10 - "Cem anos de perdão" (tema: infância, "rosas e pitangas");
11 - "A legião estrangeira" (tema: infância);
12 - "Os obedientes" (tema: suicídio);
13 - "A repartição dos pães" (tema: relações familiares);
14 - "Uma esperança" (tema: relação mãe e filho, dicotomia entre real e abstrato);
15 - "Macacos" (tema: relação mãe e filhos);
16 - "Os desastres de Sofia" (tema: passagem infância para a adolescência, maturidade; metalinguagem - revelar-se a partir da escrita);
17 - "A criada" (tema: furtos inocentes);
18 - "A mensagem" (tema: amor adolescente);
19 - "Menino a bico de pena" (tema: relação mãe e filho);
20 - "Uma história de tanto amor" (tema: relação familiar, infância, animais, simbologia alimentar-se do outro, cristianismo);
21 - "As águas do mundo" (tema: erotização);
22 - "A quinta história" (tema: metalinguagem, conto experimental);
23 - "Encarnação involuntária" (tema: mímese, dicotomia feminina);
24 - "Duas histórias a meu modo" (tema: metalinguagem, conto experimental);
25 - "O primeiro beijo" (tema: infância, reminiscência).




SANT'ANNA NERY

"A minha politica cifra-se em defender o Brasil no estrangeiro sempre que o Brasil tenha razão e ainda mais pertinazmente quando não a tenha. A minha pátria é mãe: ninguém confesse os defeitos da mãe a estrangeiros." (Sant'Anna Nery)

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE



Carlos Drummond de Andrade foi vencedor do 10o. Prêmio Jabuti, em 1968, na categoria Poesia, com a obra "Versiprosa".
Foi vencedor do 27o. Prêmio Jabuti, em 1985, como Personalidade Literária do Ano.
Drummond
Foi vencedor do 35o. Prêmio Jabuti, em 1993, na categoria Poesia, com a obra "O Amor Natural".
Foi vencedor do 35o. Prêmio Jabuti, em 1993, na categoria Romance, com a obra "Sonhos Tropicais".





"As coisas tangíveis tornam-se insensíveis à palma da mão. Mas as coisas findas muito mais que lindas, essas ficarão." (Carlos Drummond de Andrade)


SIMONE DE BEAUVOIR




"O segredo da felicidade e o cúmulo da arte é viver como todo mundo é ser como ninguém." (Simone de Beauvoir)

"Querer-se livre é também querer livres os outros." (Simone de Beauvoir)

"Toda opressão é um estado de guerra." (Simone de Beauvoir)

"Não se nasce uma mulher, torna-se uma." (Simone de Beauvoir)

"O que é um adulto, se não uma criança inflada pela idade." (Simone de Beauvoir)


JEAN-PAUL SARTRE




"Detesto as vítimas quando elas respeitam seus carrascos." (Jean-Paul Sartre)


"Viver é isto: ficar se equilibrando, o tempo todo, entre escolhas e consequências." (Jean-Paul Sartre)


"Um amor, uma carreira, uma revolução: outras tantas coisas que começam sem saber como acabarão." (Jean-Paul Sartre)


"Se você sente tédio quando está sozinho, é porque está em péssima companhia." (Jean-Paul Sartre)


"No amor, um mais um é igual a um." (Jean-Paul Sartre)


"O desejo exprime-se por uma carícia, tal como o pensamento pela linguagem." (Jean-Paul Sartre)


"O homem é condenado a ser livre. Condenado porque não se criou a si mesmo, e livre, pois, uma vez lançado no mundo, é responsável pelos seus atos." (Jean-Paul Sartre)


"O homem não é nada mais do que aquilo que faz a si próprio." (Jean-Paul Sartre).


"Nasci para satisfazer a grande necessidade que eu tinha de mim mesmo." (Jean-Paul Sartre)