sábado, 6 de julho de 2019

"CAPITÃES DE AREIA", Jorge Amado (#10)



Capitães de areia" é uma obra do gênero romance, da escola literária da Segunda Geração Modernista - 1930. 
O narrador é onisciente, o espaço é a cidade de Salvador, no trapiche, ruas, docas. O enredo ocorre no verão e inverno de 1928, com "flashbacks".

O livro foi publicado em 1937, durante o Estado Novo, era ditatorial, censura, exemplares da obra são queimados em Salvador.

Joege Amado nasceu Bahia, formou-se em Direiro. Escreveu seu primeiro romance aos 19 anos "O País do carnaval". Foi deputado federal em 1945. Foi Membro da Academia Brasileira de Letras.
As obras do escritor dividem-se em três fases:
1a. Fase) fase proletária, com engajamento dos proletários, como "Os capitães de areia". Abordagem política e socialista.
2a. Fase) trata do ciclo do cacau, obra "Terras do sem-fim".
3a Fase) fase popular, pitoresca, fase das mulheres, "Gabriela", "Dona Flor e seus Dois Maridos", "Tieta".

Personagens

As personagens da obra são tipos, personagens planas, estereótipos que se caracterizam por suas ações e não pelo pensamento, sem complexidade.

Os menores de idade:
Pedro Bala: líder físico e moral.
Professor: intelectual, único que sabe ler.
João Grande: grande de tamanho, bom coração, mas limitado.
Dora: única menina, várias facetas.
Sem-pernas: menos tipificado (em relação a personagem tipo), apresenta deficiência físico, é preso e torturado. Faz apelo emocional ao morar nas casas para ganhar confiança da família e facilitar furtos pelos capitães. Demonstra crise moral ao fazer mal às famílias que o acolhe, mas não pode trair os capitães, margurado.
Boa-Vida: malandro, artista
Pirulito: religioso.
Volta-Seca: violento, cangaceiro.
Gato: galã.
Barandão: substitui Pedro como líder, abordagem da questão homossexualidade.

Adultos:
Padre José Pedro: padre que ajuda os meninos, pois se identifica com eles.
Querido-de-Deus: pescador, capoeirista.
João de Adão: estivador, amigo do pai Pedro Bala.
Alberto: universitário.
Don'Aninha: mãe de santo.
Delegado/Diretor: opressor.
Dalva: mulher mais velha que se envolve com Gato.

"Sob a lua, num velho trapiche abandonado":
Trapiche é o local onde moram mais de 100 meninos de rua, os capitães. Início com o roubo da prova de adultério de uma mulher.
Cena carrossel muito importante a literatura, dá-se conta de que os capitães são
Pedro Bala comete estupro.
Há o resgate de Ogum.
Pirulito rouba a imagem da Virgem Maria.
Sem-perna deixa a casa da família onde morava.
Professor fazia desenho na praça, recebe um cartão.
Varíola (conhecida por "bexiga") mandado por Omulu.

"Noite da granse paz, da grande paz dos teus olhos".
Surge a capitã Dora, apresenta as muitas faces da mulher. Apaixona-se por Pedro Bala.
Briga com capitães rivais (Ezequiel).
Pedro bala é acolhido pelo reformatório para adolescentes que cometeram atos infracionais, torturaso, maltratado. Foge. Resgara dora. Dora orfanato.
Dora falece.

"Canção da velha Bahia, canção da liberdade"
Dissolução da liderançados capitães. Sem-pernas se suicida no elevador Lacerda.
Professor que recebeu o cartão, vai para o Rio de Janeiro, torna-se um pintor, desenha a vida dos capitães, embora  tenha ascendido socialmente, mantém a denúncia social com sua arte.
Gato torna-se cafetão. Pirulito torna-se padre. Padre José Pedro vai para uma paróquia no interior. Volta-Seca  vai atrás de Lampião, integra o cangaço, mata muitas pessoas, é condenado e morto.
João Grande torna-se marinheiro. Pedro Bala converte-se em espécie de líder sindical, vai para outra cidade organizar outros meninos que vão contribuir para as greves.

Características

- Romance de 30, da Segunda Geração Modernista (Neorregionalismo), Neorrealismo (crítica problemas sociais do Nordeste - seca, fome, subdesenvolvimento, meninos de rua);

- Visão de esquerda, comunismo, marxismo;

- Autodefinição de Jorge Amado: escritor "romântico e sensual" (lirismo e poeticidade);

- Linguagem simples, estilização da oralidade popular;

- Caráter "jornalístico" (teor notícias, cartas);

- Meninos órfãos da família e do Estado (instituições opressora, imprensa, polícia igreja);

- meninos homens, bandidos heróis - justificação pelo contexto. Bandidos com causa.

- maniqueísmo: bem x mal, oprimido x opressor, rico x pobre.

- tomada de consciência pedro bala e professor (comonjorge).

"Capitães de areia"
Filme dirigido por Cecília Amado
2011

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"Capitães de areia" e a Teoria da Vulnerabilidade de Zaffaroni.

meninos homens, bandidos heróis - justificação pelo contexto. Bandidos com causa.


Onde estão os atores do filme?

Como denúncia e crítica social, a obra pretende dar visibilizadade ao oprimido, por meio da literatura.

Os atores do filme são, em sua maioria, adolescentes negros, justamente o invisibilizado, que, então, passa de oprimido a produtor da arte, o que parece alguma ascensão social viabilizada pela obra, pela literatura, pela arte.

Então, teria o livro atingido sua pretensão de correção, ainda que em parte, da opressão social? Para saber, fui buscar onde estariam os atores da obra cinematográfica. Teria a arte os redimido, legitimando a denúncia social proposta?

"Gato", Paulo Abade.

"Sem-pernas", Israel Gouvêa de Souza.

"Professor", Robério Lima.

"Querido-de-Deus, Marinho Gonçalves.

"João Grande", Elielson Conceicão.

"Boa vida", Jordan Mateus.

"Volta-seca", Heder Novaes.

"Pirulito", Evaldo Maurício.

"Barandão", Jamaclei Pinho.

Como estarão vivendo de arte esses artistas? A arte foi-lhes inclusiva?




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