"Eu sou uma contadora de histórias e gostaria de contar a vocês algumas histórias pessoais sobre o que eu gosto de chamar 'o perigo de uma história única'.
Eu cresci num campus universitário no leste da Nigéria.
Minha mãe diz que eu comecei a ler com 2 anos, mas eu acho que 4 é provavelmente mais próximo da verdade.
Então, eu fui uma leitora precoce. E o que eu lua eram livros infantis britânicos e americanos.
Eu fui também uma escritora precoce.
E quando comecei a escrever, por volta dos 7 anos, histórias com ilustrações em giz de cera, que minha pobre mãe era obrigada a ler, eu escrevia exatamente os tipos de histórias que eu lia. Todas as minhas personagens eram brancas de olhos azuis. Eles brincavam na neve. Comiam maçãs. E eles falavam muito sobre o tempo, em como era maravilhoso o sol ter aparecido.
Agora, apesar do fato que eu morava na Nigéria... eu nunca havia estado fora da Nigéria. Nós não tínhamos neve, nós comíamos mangas. E nós nunca falávamos sobre o tempo porque não era necessário.
Minhas personagens, também, bebiam muita cerveja de gengibre porque as personagens dos livros britânicos que eu lia bebiam cerveja de gengibre.
Não importa que eu não tinha a mínima ideia do que era cerveja de gengibre.
E, por muitos anos depois, eu desejei, desesperadamente, experimentar cerveja de gengibre. Mas isso é uma outra história.
A meu ver, o que isso demonstra é como nós somos impressionáveis e vulneráveis face a uma história, principalmente quando somos crianças. Porque tudo que eu havia lido eram livros nos quais as personagens eram estrangeiras.
Eu convenci-me de que os livros, por sua própria natureza, tinham que ser estrangeiros e tinham que falar sobre coisas com as quais eu não poderia me identificar.
Bem, as coisas mudaram quando eu descobri livros africanos.
Não havia muitos disponíveis e eles não eram tão fáceis de encontrar quanto os livros estrangeiros, mas, devido escritores como Chinua Achebe e Camara Laye, eu passei por uma mudança mental em minha percepção da literatura.
Eu percebi que pessoas como eu, meninas com a pele da cor de chocolate, cujos cabelis crespos não poderiam formar rabos-de-cavalo, também podiam existir na literatura.
Eu comecei a escrever sobre coisas que eu reconhecia.
Bem, eu amava aqueles livros americanos e britânicos que eu lia. Eles mexiam com minha imaginação, me abriam novos mundos. Mas a consequência inesperada foi que eu não sabia que pessoas como eu poderiam existir na literatura.
Então, o que a descoberta dos escritores africanos fez por mim foi... Salvou-me de ter uma única história sobre o que os livros são.
Eu venho de uma família nigeriana convencional, de classe média. Meu pai era professor. Minha mãe, administradora. Então, nós tínhamos, como era normal, empregada doméstica, que frequentemente vinha das aldeias rurais próximas.
Então, quando eu fiz 8 anos, arranjamos um novo menino para a casa. Seu nome era Fide.
A única coisa que minha mãe nos disse sobre ele foi que sua família era muito pobre.
Minha mãe enviava inhames, arroz e nossas roupas usadas para sua família.
E quando eu não comia tudo no jantar, minha mãe dizia: 'Termine sua comida! Você não sabe que pessoas como a família de Fide não tem nada?'
Então, eu sentia uma enorme pena da família de Fide.
Então, em um sábado, nós fomis visitar a sua aldeia e sua mãe nos mostrou um cesto com um padrão lindo, feito de ráfia seca por seu irmão.
Eu fiquei atônita!
Nunca havia pensado que alguém em sua família pudesse, realmente, criar alguma coisa.
Tudo que eu tinha ouvido sobre eles eram como eram pobres, assim havia se tornado impossível, para mim, vê-los como alguma coisa além de pobres.
Sua pobreza era minha história única sobre eles.
Anos mais tarde, pensei nisso quando deixei a Nigéria para cursar universidade nos Estados Unidos.
Eu tinha 19 anos.
Minha colega de quarto americana ficou chocada comigo. Ela perguntou onde eu tinha aprendido a falar inglês tão bem e ficou confusa quando eu disse que, por acaso, a Nigéria tinha o inglês como sua língua oficial.
Ela perguntou se poderia ouvir o que ela chamou de minha 'música tribal' e, consequentemente, ficou muito desapontada quando eu pus para tocar minha fita da Mariah Carey.
Ela presumiu que eu não sabia como usar um fogão.
O que me impressionou foi que ela sentiu pena de mim, antes mesmo de ter me visto.
Sua posição para comigo, como uma africana, era um tipo de arrogância bem intencionada, piedade.
Minha colega de quarto tinha uma única história sobre a África. Uma única história de catástrofe. Nessa única história, não havia possibilidade de os africanos serem iguais a ela, de jeito nenhum.
Nenhuma possibilidade de sentimentos mais complexos do que piedade. Nenhuma possibilidade de uma conexão como humanos iguais.
Eu devo dizer que, antes de ir para os Estados Unidos, eu não me identificava, conscientemente, como uma africana. Mas nos EUA, sempre que o tema África surgia, as pessoas recorriam a mim. Não importava que eu não sabia nada sobre lugares como a Namíbia.
Mas eu acabei por abraçar essa nova identidade. E, de muitas maneiras, agora eu penso em mim mesmo como uma africana.
Entretanto, ainda fico um pouco irritada quando se referem à Áfrics como um país. O exemplo mais recente foi meu maravilhoso voo dos Lagos há 2 dias atrás, não fosse um anúncio de um voo da Virgin sobre o trabalho de caridade na 'Índia, África e outros países'.
Então, após ter passado vários anos nos EUA como africana, eu comecei a entender a reação de minha colega para comigo.
Se eu não tivesse crescido na Nigéria e se tudo o que eu conhecesse sobre a África viesse das imagens populares, eu também pensaria que a África era um lugar de lindas paisagens, lindos animais e pessoas incompreensíveis, lutando guerras sem sentido, morrendo de pobreza e AIDS, incapazes de falar por eles mesmos e esperando serem salvos por um estrangeiro branco e gentil.
Eu veria os africanos do mesmo jeito que eu, quando era criança, havia visto a família de Fide.
Eu acho que essa única história da África vem da literatura ocidental.
Então, aqui temos uma citação de um mercador londrino chamado John Locke, que navegou até o oeste da África em 1561 e manteve um fascinante relato de sua viagem.
Após referir-se aos negros africanos como 'bestas que não têm casas', ele escreve: 'Eles também são pessoas sem cabeças, que têm sua boca e olhos em seus seios.'
Eu rio todo vez que leio isso, e alguém devr admirar a imaginsção de John Locke.
Mas o que é importante sobre sua escrita é que ela representa o início de uma tradição africana de contar histórias no Ocidente. Uma tradicão da África Subsaariana como um lugar negativo, de diferenças, de escuridão, de pessoas que, nas palavras do maravilhoso poeta Rudyard Kipling, são 'metade demônio, metade criança'.
E então eu comecei a perceber que minha colega de quarto americana, deve ter, por toda sua vida, visto e ouvido diferente versões de uma única história.
Como um professor, que, uma vez, me disse que meu romance não era 'auenticamente africano'.
Bem, eu eatava completamente disposta a afirmar que havia uma série de coisas erradas com o romance, que ele havia falhado em vários lugares. Mas eu nunca teria imaginado que ele havia falhado em alcançar alguma coisa chamada autenticidade africana. Na verdade, eu não sabia o que era 'autenticidade africana'.
O professor me disse que minhas personagens se pareciam muito com ele, um homem educado de classe média.
Minhas personagens dirigiam carros, elas não estavam famintas. Por isso elas não eram auteticamente africanas. Mas eu devo, rapidamente, acrescentar que eu, também, sou culpada na questão da única história.
Alguns anos atrás, eu visitei o México saindo dos EUA. O clima político nos EUA àquela época era tenso. E havia debates sobre migração. E, como, frequentemente, acontece na América, imigração tornou-se sinônimo de mexicanos.
Havia históriaa infindáveis de mexicanos como pessoas que estavam espoliando o sistema de saúde, passando às escondidas pela fronteira, sendo presos na fronteira, esse tipo de coisa.
Eu me lembro de andar no meu primeiro dia por Guadalajara, vendo as pessias indo trabalhar, enrolando tortilhas no supermercado, fumando, rindo.
Eu me lembro que meu primeiro sentimento foi surpresa. E, então, eu fiquei oprimida pela vergonha. Eu percebi que eu havia estado tão imersa na cobertura da mídia sobre os mexicanos, que eles haviam se tornado uma coisa em minha mente: o imigrante abjeto.
Eu tinha assimilado a única história sobre os mexicanos e eu não podia estar mais envergonhada de mim mesma.
Então, é assim que se cria uma única história: mostre ao povo como uma coisa, coml somente uma coisa, repetidamente, e será o que eles se tornarão.
É impossível falar sobre única história sem falar de poder.
Há uma palavra, uma palavra da tribo Igbo, que eu lembro sempre que penso sobre as estruturas de poder do mundo, e a palavra é 'nkali'. É um substantivo que, livremente, se traduz: 'ser maior que o outro'.
Como nossos mundos econômico e político, histórias, também, são definidas pelo princípio do 'nkali'. Como são contadas, quem as conta, quando e quantas históricas são contadas, tudo, realmente, depende do poder.
Poder é a halidade de, não só contar a história de uma outra pessoa, mas de fazê-la a história definitiva daquela pessoa.
O poeta palestino Mourid Barghouti escreve: se você quiser destruir uma pessoa o jeito é começar em com 'em segundo lugat'.
Comece a uma história com flechas dos nativos americanos e não com a chegada dos britânicos, e você tem uma história totalmente diferente.
Comece a história com o fracasso do estado africano e não com a criação colonial do estado africano e você terá uma história totalmente diferente.
Recentemente, eu palestrei numa universidade onde um estudante disse-me que era uma vergonha que homens nigerianos fossem agressores físicos como a personagem do pai no meu romance.
Eu disse a ele que eu havia terminado de ler um romance chamado 'Psicopata Americano' e que era uma grande pena que jovens americanos fossem assassinos em série.
É óbvio que eu disse isso num leve ataque de irritação, mas nunca havia ocorrido pensar que, só porque eu havia lido um romance, no qual uma personagem era um assassino em série, que isso era, de alguma forma, representativo de todos os americanos.
E agora, isso não é porque eu sou uma pessoa melhor do que aquele estudante, mas, devido ao poder cultural e econômico da América, eu tinha muitas histórias sovre a América.
Eu tinha lido Tyler, Updike, Steinbeck e Gaitskill. Eu não tinha uma única história sobre a América.
Quando eu soube, alguns anos atrás, que escritores deveriam ter tido infâncias realmente infelizes para ter sucesso, eu comecei a pensar sobre como eu poderia inventar coisas horríveus que meus paus teriam feito comigo. Mas a verdade é que eu tive uma infância muito feliz, cheia de risos e amor, em uma família muito unida. Mas, também, tive avós que morreram em campos de refugiados. Meu primo Polle morreu porque não teve assistência médica adequada.
Um dis meus anigos mais próximos, Okoloma, morreu num acidente aéreo, porque nossos caminhões de bombeiro não tinham água.
Eu cresci sob governos militares repressivos que desvalorizavam a educação, então, por vezes, meus pais não recebiam seus salários.
E então, ainda criança, eu vi a geleia desaparecer do café da manhã, depois a margarina desapareceu, depois o pão tornou-se muito caro, depois o leite ficou racionado.
E, acima de tudo, um tipo de medo político normalizado invadiu nossas vidas.
Todas essas histórias fazem-me quem eu sou. Mas insistir somente nessas histórias negativas é superficializar minha experiência e negligenciar as muitas outras histórias que me formaram.
A única história cria estereótipo.
E o problema dos estereótipos não é que eles sejam mentira, mas que eles sejam incompletos.
Eles fazem uma história tornar-se a única história.
Claro, África é um continente repleto de catástrofes.
Há as enormes, como as terríveis violações do Congo. E há as depressivas, cono o fato de 5.000 pessoas candidatarem-se a uma vaga de emprego na Nigéria.
Mas há outras histórias que não são sobre catástrofes. E é muito importante, é igualmente importante, falar sobre elas.
Eu sempre achei que era impossível relacionar-me, adequadamente, com um lugar ou uma pessoa, sem me relacionar com todas as histórias daquele lugar ou pessoa.
A consequência de uma única história é essa: ela rouba das pessoas sua dignidade.
Faz o reconhecimento de nossa humanidade compartilhada difícil.
Enfatiza como nós somos diferentes, ao invés de cono somos semelhantes.
E, se antes de minha viagem ao México, eu tivesse acompanhado os debates sobre imigração de ambos os lados, dos EUA e do México?
E se minha mãe tivesse-nos contado que a família de Fide era pobre e trabalhadora?
E se nós tivéssemos uma rede televisiva africana que transmitisse diversas histórias africanas para todo o mundo?
O que o escritor nigeriano Chinua Achebe chama 'um equilíbrio de histórias'.
E se minha colega de quarto soubesse do meu editor nigeriano, Mukta Bakaray, um homem que deixou seu trabalho em um banco, para seguir seu sonho e começar uma editora?
Bem, a sabedoria popular era que nigerianos não gostam de literatura.
Ele discordava. Ele sentiu que pessoas que podiam ler leriam se a literatura se tornasse acessível e disponível para eles.
Logo após ele publicar meu primeiro romance, eu fui a uma estação de TV em Lagos, para uma entrevista. E uma mulher que trabalhava lá como mensageira veio a mim e disse: 'Eu, realmente, gostei do seu romance, mas não gostei do final. Agora, você tem que escrevee uma sequência, e isso é o que vai acontecer ...'
E continou a me dizer o que escrever na sequência.
Agora, eu não estava aoenas encantada, eu estava comovida.
Ali, estava uma mulher, parte das massaa comuns de nigerianos, que não se supunham ser leitores.
Ela não havia só lido o livro, mas ela havia se apossado delee sentia-se no direito de me dizer o que escrever na sequência.
Agora, se minha colega de quarto soubesse de minha amiga Fumi Onda, uma mulher destemida que apresenta um show de TV em Lagos, e que eatá determinada a contar as histórias que nós oreferinos esquecer?
E se minha colega de quarto soubesse sobre cirurgia cardíaca que foi realizada no hospital de Lagos na semana passada?
E se minha colega de quarto soubesse sobre a música nigeriana contemporânea?
Pessoas talentosas cantando em inglês e Pidgin e Igbo e Yorubá e Ijo, misturando influências de Jay-Z a Fela, de Bob Marley a seus avós?
E se minha colega de quarto soubesse sobre a advogada que, recentemente, foi ao Tribunal da Nigéria, para desafiar uma lei ridícula, que exigia que as mulheres tivessem o consentimento de seus maridos antes de renovarem seus passaportes?
E se minha colega de quarto soubesse sobre Nollywood, cheia de pessoas inovadoras fazendo filmes, apesar de grandes questões técnicas? Filmes tão populares que são, realmente, os melhores exemplos de que nigerianos consomem o que produzem.
E se minha colega de quarto soubesse da minha maravilhosamente ambiciosa trançadora de cabelos, que acabou de começar seu próprio negócio de vendas de extensões de cabelos?
Ou sobre os milhões de outros nigerianos que começam negócios e, às vezes, fracassam, mas continuam a fomentar ambição?
Toda vez que estou em casa, sou confrontada com as fontes comuns de iritação da maioria dos nigerianos: nossa infra-estrutura fracassada, nosso governo falho. Mas, também, pela incrível resistência do povo que prospera apesar do governo, ao invés de devido a ele.
Eu ensino em workshops de escrita em Lagos, todo verão. E é extraordinário pra mim ver quantas pessoas se inscrevem, quantad pessoas estão ansiosas por escrever, por contar histórias.
Meu editor nigeriano e eu começamos uma ONG chamada Farafina Trust. E nós temos grandes sonhos de construir bibliotecas e recuperar bibliotecas que já existem e fornecer livros para escolas estaduais que não têm nada em suad bibliotecas, e, também, organizar muitos e muitos workshops de leitura e escrita, para todas as pessoas que estão ansiosas para contar nossas muitas histórias.
Histórias importam. Muitas histórias importam.
Histórias tem sidi usadas para expropriar e tornar maligno. Mas histórias podem, também, ser usadas para empoderar e humanizar.
Histórias podem destruir a dignidade de um povo, mas histórias, também, podem reparar essa dignidade perdida.
A escritors americana Alice Walker escreveu isso sobre seus parentes do sul, que se haviam mudado para o norte. Ela os aoresentou a um livro sobrea vida sulista que eles tinham deixado para trás.
'Eles sentaram-ss em volta, lendo o livro por si próprios, ouvindo-me ler o livro e um tipo de paraíso foi reconquistado.'
Eu gostaria de finalizar com esse pensamento: 'Quando nós rejeitamos uma única história, quando percebemos que nunca há apenas uma história sobre nenhum lugar, nos reconquistamos um tipo de paraíso.
Grata." (Chiamamanda Adichie, em Palestra TED, julho2009)