segunda-feira, 16 de abril de 2018

SIGMUND FREUD - médico psiquiatra, psicanalista



Sigmundo Schlomo Freud nasceu na cidade de Freiberg, na Morávia em 06/05/1856 - 23/09/1939)


"Eu comecei a minha atividade profissional tentando trazer alívio aos meus pacientes neuróticos.
Fiz a importantes descobertas. Descobri alguns fatos importantes sobre o inconsciente." (Sigmund Freud)

"As pessoas não acreditaram nesses fatos e acharam minhas teorias moralmente ofensivas.
No fim, eu prevaleci, mas a batalha ainda não acabou." (Sigmund Freud)

Paciente Anna O. : "tratamento pela palavra."

"Um homem como eu não podd viver sem uma mania. Uma paixão devoradora, um talento. E eu descobri meu talento e é o trabalho. Eu não tenho limites. Meu talento é a psicologia." (Sigmund Freud)

"Alguns tristes segredos da vida estão sendo rastreados à suas origens. Atualmente, vivencio coisas que, como um terceiro, testemunhei em meus pacientes.
Há dias em que penso nisso como depressão, pois ainda não entendo nada sobre os sonhos, fantasias ou estado de ânimo.
E há outros dias em que um lampejo traz a coerência."

"O destino dele [Édipo] nos comove porque poderia ter sido o nosso. É o destino de todos nós, talvez dirigir o primeiro impulso sexual para nossa mãe e o primeiro ódio e desejo de morte contra nosso pai. Nossos sonhos nos convencem de que é assim."(Sigmung Freud)

"A psicanálise não era mais o produto de alucinação. Tinha se tornado uma parte valiosa da realidade." (Sigmund Freud)

Eros: pulsão de vida.
Tanatos: pulsão de morte.

Mulheres: "continente obscuro".




Nenhum comentário:

Postar um comentário