sexta-feira, 22 de abril de 2016

FERNANDO PESSOA - poeta

Fernando Pessoa (13/07/1888 - 30/11/1935)




"Existe no silêncio uma tão profunda sabedoria que, àa vezes, ele se transforma na mais perfeita resposta." (Fernando Pessoa)

"Uma família não é um grupo de parentes; é mais do que afinidade de sangue, deve ser também uma afinidade de temperamento. Um homem de gênio muitas vezes não tem família."

"Muitos não sabem propriamente distinguir a originalidade da excentricidade: uma caracteriza o gênio, outrs manifests o louco." ("Ideias Estéticas - Da Arte", Fernando Pessoa)

"O característico principal do homem que nasceu para mandar é que sabe mandar em si mesmo." ("Teoria e Prática do Comércio", Fernando Pessoa)

"A maioria pensa com a sensibilidsde, eu sinto com o pensamento. Para o homem vulgar, sentir é viver e pensar é saber viver. Para mim, pensar é viver e sentir não é mais que o alimento do pensar." ("Livro do Desassossego", Fernando Pessoa)

"A vida é para nós o que conhecemos dela. Para o rústico cujo campo lhe é tudo, esse campo é um império. Pars César cujo império ainda lhe é pouco, esse império é um campo. O pobre possui um império; o grande possui um campo. Na verdade, não possuímos mais que as nossas próprias sensações; nelas, pois, que não no que elas veem, temos que fundamentar a realidsde da nossa vida." ("Livro do Desassossego", Fernando Pessoa)

"Nunca amamos ninguém. Amamos, tão-somente, a ideia que fazemos de alguém. É a um conceito nosso - em suma, é a nós mesmos - que amamos. Isso é verdade em toda a escala do amor. No amor sexual, buscamos um prazer nosso dado por intermédio de um corpo estranhom no amor diferente do sexual, buscamos im prazer nosso dado por intermédio de uma ideia nossa." ("Livro do Desassossego", Fernando Pessoa)

"O povo português é, essencialmente, cosmopolita. Nunca um verdadeiro português foi português: foi sempre tudo." ("Portugal entre Passado e Futuro", Fernando Pessoa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário