sábado, 18 de abril de 2020

FIAMETTA F.


Perder o respeito por quem não se dá o respeito é humano. Manter é divino.

quinta-feira, 16 de abril de 2020

sábado, 11 de abril de 2020

TAO - A sabedoria do silêncio interno



"TAO - A sabedoria do silêncio interno

Pense no que vai dizer antes de abrir a boca.

Seja breve e preciso. Já que cada vez que deixa sair uma palavra, deixa sair uma parte do seu chi, a sua energia.

Assim, aprenderá a desenvolver a arte de falar sem perder energia.

Nunca faça promessas que não possa cumprir.

Não se queixe, nem utilize palavras que projetem imagens negativas, porque se reproduzirá ao seu redor tudo o que tenha fabricado com as suas palavras carregadas de chi.

Se não tem nada de bom, verdadeiro e útil a dizer, melhor não dizer nada.

Aprenda a ser como um espelho. Observe e reflita a energia.

O Universo é o melhor exemplo de um espelho que a natureza nos deu, porque aceita, sem condições, os nossos pensamentos, emoções, palavras e ações.

E envia-nos o reflexo da nossa própria energia através das diferentes circunstâncias que aparecem nas nossas vidas.

Se se identifica com o êxito, terá êxito. Se se identifica com o fracasso, terá fracasso.

Assim, podemos observar que as circunstâncias que vivemos são simplesmente manifestações externas do conteúdo da nossa conversa interna.

Aprenda a ser como o Universo, escutando e refletindo a energia, sem emoções densas, sem preconceitos, porque sendo como um espelho, com o poder mental tranquilo e em silêncio, sem lhe dar oportunidade de se impor com as suas opiniões pessoais e evitando reações emocionais excessivas, tem oportunidade de uma comunição sincera e fluída.

Não se dê demasiada importância, seja humilde, pois quanto mais se mostra superior, inteligente e prepotente, mais se torna prisioneiro da sua própria imagem e vive num mundo de tensão e ilusões.

Seja discreto, preserve sua vida íntima, desta forma, libertar-se-á da opinião dos outros e terá uma vida tranquila e benevolente, invisível, misteriosa, indefinível, insondável como o Tao.

Não entre em competiçãp com os demais.

A Terra que nos nutre dá-nos o necessário.

Ajude o próximo a perceber as suas próprias virtudes e qualidades, a brilhar.

O espírito competitivo faz com o que o ego cresça e, inevitavelmente, crie conflitos.

Tenha confiança em si mesmo.

Preserve a sua paz interior evitando entrar na provação e nas trapaças dos outros.

Não se comprometa facilmente, agindo de maneira precipitada e sem ter consciência profunda da situação. 

Tenha um momento de silêncio interno, para se considerar tudo o que se apresenta. E só então tome uma decisão.

Assim, desenvolverá a confiança em si mesmo e a sabedoria.

Se, realmente, há algo que não sabe ou para que não tenha resposta, aceite o fato.

Não saber é muito incômodo para o ego, porque ele gosta de saber tudo, ter sempre razão e dar a sua opinião muito pessoal.

Na realidade, o ego nada sabe, simplesmente, faz acreditar que sabe.

Evitar julgar ou criticar.

O Tao é imparcial nos seus juízos. Não critíca ninguém, tem uma compaixão infinita e não conhece a dualidade.

Cada vez que você julga alguém, a única coisa que faz é expressar a sua opinião pessoal e isto é uma perda de energia. É puro ruído.

Julgar é uma maneira de esconder as suas próprias fraquezas.

O sábio tolera tudo sem dizer uma palavra.

Tudo o que o incomoda nos outros é uma projeção do que não venceu em si mesmo.

Deixe que cada um resolva os seus problemas e concentre a sua energia na sua própria vida.

Ocupe-se de si mesmo.

Não se defenda. Quando tenta defender-se está a dar demasiada importância às palavras dos outros, a dar mais força à agressão deles. 

Se aceita não se defender, mostra que as opiniões dos demais não o afetam, que são simplesmente opiniões. E que não necessitam de os convencer para ser feliz.

O seu silêncio interno torna-o impassível.

Faça uso regular do silêncio, para educar o seu ego que tem o mau costume de falar o tempo todo.

Pratique a arte de não falar.

Tome algumas horas para se abster de falar. Este é um exercício excelente para conhecer e aprender o universo do Tao ilimitado, em vez de tentar explicar o quê é o Tao.

Progressivamente, desenvolverá a arte de falar sem falar. E a sua verdadeira natureza interna substituirá a sua personalidade artificial, deixando aparecer a luz do seu coração e o poder da sabedoria do silêncio.

Graças a essa força, atrairá para si tudo o que necessita para sua própria realização e completa libertação.

Porém tem de ter cuidado, para que o ego não se infiltre. O poder permanece quando o ego se mantém tranquilo e em silêncio.

Se o ego se impõe e abusa desse poder, este converter-se-á num veneno, que o envenenará rapidamente.

Fique em silêncio, cultive o seu próprio poder interno.

Respeite a vida de tudo o que existe no mundo.

Não force, manipule ou controle o próximo.

Converta-se no seu próprio mestre e deixe os demais serem o que têm capacidade de ser.

Por outras palavras, viva seguindo a via sagrada do Tao."



#tao, #taoísmo, #sabedoria, #silênciointerior, #paz, #meditação, #consciência

domingo, 5 de abril de 2020

DITADOS POPULARES - no Brasil



"Devagar com o andor que o santo é de barro."

"Não adianta chorar o leite derramado."

"Dar a César o que é de César."

"Água mole em pedra dura tanto bate até que fura."

"A pressa é inimiga da perfeição.

"Apressado come cru e quente."

"A voz do povo é a voz de Deus" (em latim: "vox populi, vox Dei")

"Cada macaco no seu galho."

"Caiu na rede é peixe."

"Cão que late não morde."

"Casa de ferreiro, espeto de pau."

"Deus ajuda quem cedo madruga."

"De grão em grão, a galinha enche o papo."

"Devagar se vai so longe."

"Deus escreve certo por linhas tortas."

"Em terra de cego, quem tem um olho é rei."

"Filho de peixe peixinho é."

"Mais vale um pássaro na mão do que dois voando."

"A mentira tem perna curta."

"O seguro morreu de velho."

"Pra cima todo santo ajuda."

"Quando um burro fala, o outro abaixa a orelha."

"Quem canta seus males espanta."

"Quem casa quer casa."

"Quem com ferro, com ferro será ferido."

"Quem ri por último, ri melhor."

"Quem tem boca vai a Roma."

"Saco vazio não pára em pé."

CHAPEUZINHO VERMELHO - significados, mensagens e moral



Os contos de fadas, histórias infantis sempre chamaram a minha atenção.

Venho tratar de contos de fadas, seus significados, mensagens e moral abordada em Chapeuzinho Vermelho.

Os contos de fadas costumam ser percebidos de modo universal, tradicionalmente, com princesas presas em castelos por uma bruxa, finalmente, resgatada pelo príncipe. Ainda, o garoto pobre que enriquece por poderes mágicos.

Pela própria universidade, atemporalidade, suspensão da acreditabilidade, magia dessas histórias, quando se contam, não há preocupação com seis contextos de criação.

Entretanto, Jack Zipes ressalra a importância do estudo das condições de produção dessss contos. As circunstância de suas origens têm relevância para compreender a lógica, quais valores estão sendo abordados.

Assim como as histórias folclóricas, os contos de fadas são transmitidas oroalmente desde a Idade Medieval. São contadas, recontadas, adaptadas de acordo com os valores da cultura do momento.

Trarei um estudo sobre "Chapeuzinho Vermelho", notadamente, quanto às ideias da trama subjacente e os respectivos valores enfatizados em cada enredo.

Noticia-se que as primeiras inspirações do conto de fadas advieram de um poema do século XI, escrito em latin, "The Grandmother's Tale" ou "The Paths os Needles and Pins", no qual um  garota encontrou um lobo, que propos que ela escolhesse entre pegar o caminho das agulhas ou dos pins para a avó cotage.

No que diz respeito à história em si, há duas versões principais acerca da origem de "Chapeuzinho Vermelho", a de autoria do francês Charles Perrault, no século XVII e a dos Irmãos Grimm, no início do século XIX, na Alemanha.

Charles Perrault

O enredo do francês Perrault é de um enredo simples, personagens simples, em que uma garota ingênua e naive é enviada à casa da avó doente, para levar-lhe bolo, a pedido da mãe.

O lobo mau vai até a casa da vovó, devora a velhinha, veste sua camisola e espera chapeuzinho, também, engolindo-a ao final.

De início, o espaço, a floresta merece comentários. As florestas eram tidas como locais perigosos - e, ainda o são - especialmente, a crianças.

Os adultos amedrontavam as crianças para que não se atrevessem a adentrar florestas.

O local é tido como proibido, tanto que personagens que têm familiaridade com florestas são aqueles fora-da-lei, como Robin Hood.

Nessa versão, presume-se que a menina é inocente e ingênua, não se 

Naive

Num segundo momento, a mensagem que se pretende passar é a famigerada de não dar atenção ou conversar com estranhos, especialmente meninas. O mesmo valeria para mulheres, há "lobos" por toda parte, em sua maioria sedutores, envolventes, e estes são os mais perigosos.

Com relação à idade da garota, não se sabe com precisão a idade dela, se uma garotinha ou uma adolescente. Algumas ilustrações dão ideia de que se trata de uma mocinha, inclusive pelo capuz vermelho que faria referência ao sangue menstrual.

Além disso, se, por um lado, observa-se a ingenuidade da garota da cidade, por outro, há a figura sedutora, envolvente do lobo.

Quando Chapeuzinho encontra o lobo vestindo o pijama da avó e passa a perguntar "que ... grandes são esses?", a repetição das perguntas é um recurso típico da oralidade, que facilita a lembrança do enredo seja pelo contador ou ouvinte 

Repeticoes que olhos grandes, .. norse tale de Elder Edda deus Thor disfarçou-se da deusa Freyja para deceuve gigante.

Por fim, Ziper entende o conto numa abordagem sociocultural, em que se aceita o bizarro como normal, mas, tamém, resiliência emocional. (indicação de leitura "Morphology of the Folktale " do russo Vladimir Propp)

Mftd.org Arne-Thompson-Uther
Atu333

Bruno Bettelheim observa um viés sexual na trama, dado que se faz referência em "trocar roupas", bem como Chapeuzinho olha partes do corpo do lobo quando faz as repetidas perguntas estranhando a avó. Para o estudioso, pode se analisar um traço de pedofilia trazido na história, para fins educativos.

Irmãos Grimm

A versão de 1812, publicada na Alemanha pelos Irmãos Grimm, traz personagens mais complexos, juízos de valor.

No meio do caminho até a casa da vovó, Chapeuinho encontrou o Lobo, que s convenceu a colher flores perfumadas para levar à avó. 

A sinestesia da personagem é trazida, ou seja, a questão dos sentidos aparecem. Além disso, a tentação moral decorrente das sensações experimentadas.

O proibido é mais consistente e claro.

Enquanto na primeira versão Chapeuzinho recebe apenas o pedido da mãe para levar bolo à avó, na versão alemã, a mãe dá maiores e mais detalhadas orientações à filha.

Daí, pode-se inferir revelar-se uma educação da família para que a filha fosse polida, educada.

No mais, a complexidade da situação tratada nessa segunda versão pode ser notada pela vestimento de Chapeuzinho: capuz de veludo, tecido luxuoso.

No que toca a persuasão do Lobo para que Chapeuzinho se desvie do caminho para colher flores caracteriza-se em desobediência das ordens da mãe em comparação com a primitiva, em que não se vê complexidade psicológica da personagem, a qual é ingênua e inocente, age ignorando os perigos que a rodeiam.



Devorou e dormiu.
Cacador. Roncar
Cortou estomago asvduas libre


Juizo moral do lobo pelo cacador


Grimm desobedecer
Vitima.
Seduzida.
Resolver sozinha

TUMBA DE MENNA, EGITO - tour virtual


Visita virtual 360° da Tumba de Menna, Egito.

A Tumba de Menna, nomenclatura original Theban Tomb 69, localiza-se na necrópole de Theban, em Sheikh Abd el-Qurna, margem oeste do Rio Nilo, defronte ao Luxor.

Trata-se do sepulcro do oficial egípcio de nome Menna, conhecido como "Supervisor de Campos de Amom" e "Superintendente de Campos do Senhor das Duas Terras".

Pesquise no Google.


quinta-feira, 2 de abril de 2020

LATIN - Como era a pronúncia



O latim é uma língua morta, não mais falada em lugar algum do mundo.

Assim, os estudos baseiam-se nos textos escritos, sofrendo prejuízo quanto às informações da oralidade.

Segue vídeo sobre os fonemas da língua latina:


VIRGÍLIO


Virgílio, personagem do primeiro encontro da viagem de Dante Alighieri em "A Divina Comédia", representava a sabedoria terrena.

CURSO DE ITALIANO - online gratuito



Testei a plataforma edX via aplicativo fazendo um Curso de Italiano Gratuito.

O curso é oferecido em inglês, ou seja, as explicações são em inglês. Logo, indispensável, pelo menos, o básico da língua inglesa.

A vantagem para falantes de outras línguas, como brasileiros, exercita o inglês e aprende o italiano. Excelente!

O curso é muito bom. Metodologia, didática, conteúdo, gramática, vídeo, áudio, textos, testes, exercícios, recursos adequados, organizados e de compreensão ótima.

A plataforma do aplicativo é muito boa, poucos erros ou bugs, praticamente, não interferem no seguimento do curso e não afetam o aprendizado.

O curso é oferecido gratuitamente, sim. Porém, o certificado é pago. Ou seja, pode concluir o curso normalmente, sem certificado.

Para quem quiser adquirir o certificado, além do pagamento, é preciso cumprir algumas exigências.

O curso fica em aberto para fins de certificado por um período determinado, após passado o prazo, continua disponível, mas na modalidade arquivado, sem possibilidade de certificado.

Para quem não precisa de certificado e apenas quer aprender, indico sem titubear.

Lembrando que há 3 cursos de italiano: begginer, intermediate, advanced.

GOOGLE ARTS & CULTURA

Google Arts & Culture.


BIBLIOTHÈQUE PUBLIQUE D'INFORMATION - França


A Bibliothèque Publique d'Information, do Centre Pompidou, França, disponibiliza acesso, temporariamente, gratuito.

Acesse o endereço abaixo:

Utilize o código COVBPI para nome de usuário e senha, válido até 15/04/20.

PINACOTECA DE BRERA - Milão, Itália




GALERIA UFFIZI - Florença, itália




MUSEU ARQUEOLÓGICO - Atenas, Grécia




MUSEU BRITÂNICO - Londres, Inglaterra





COLEÇÃO GOOGLE



GALERIA NACIONAL DE ARTE - Washington, EUA




MUSEU DO VATICANO - Roma, Itália





domingo, 29 de março de 2020

FILMES CATÓLICOS



Filmes católicos em português gratuitos:

Santa Teresa de Ávila


Santa Teresinha do Menino Jesus


Santa Catarina de Labouré


Santa Bernadete


São João da Cruz


Damião - O santo de Molokai


Santa Benedita da Cruz - Edith Stein - A 7a. Morada


São Maximiliano Maria Kolbe - Vida por Vida



São Vicente de Paulo - O Capelão das Galeras



João Paulo I - O Sorriso de Deus



Nossa Senhora de Caravaggio



O Grande Silêncio - Sobre a Ordem dos Monges Cartuxos



Santo Agostinho - O Declínio do Império Romano



São João Maria Vianney - Cura d'Ars



Santa Teresa de Los Andes



Madre Paulina - Súdita de Deu


#catolicismo, #católicos

"O DIÁRIO DE ANNE FRANK" - em.quadrinhos


Obra online gratuita:

LITERATURA LATINA EM CORDEL



Literatura Latina em Cordel:





sábado, 28 de março de 2020

"GASLIGHT" (1940) - cinema



Gaslight é um filme de 1940 que trata de um comportamento psicótico homônimo, hoje, "gaslighting".

O termo vem sendo muito conhecido pelo movimento feminista. 

Deriva de uma técnica em que um marido psicopata, em abuso psicológico e emocional contra sua esposa, alterava o fluxo de gás das lamparinas da casa, utilizadas na época, com a finalidade de acusá-la de estar perdendo a sanidade ao ver coisas que não aconteciam.

Torturava a esposa escondendo objetos e acusando-a de ter pegado ou escondido, chamando-a de mentirosa, louca, insana.

Gaslighting é um distúrbio mental grave caracterizado por abusos diversos, emocional, psicológico, físico, patrimonial etc., que uma pessoa inflinge sobre sua vítima. Pode ser traço de outras psicopatologias, como a psicopatia, personalidade narcisista.

Seria complexo aprofundar sobre a finalidade, mas, a princípio, suprimento do sentimento de inferioridade do abusador, que se abastece do poder sobre a vítima para se sentir bem.

A obra cinematográfica é esclarecedora para estudos sobre o assunto, independente de qual área seja.

Linguagem simples, clara, sem rebuscamento, apesar dos recursos de cinema incipientes.

Percebe-se que foi fonte de outras obras, como a novela "O Profeta", escrita, originalmente, por Janete Clair, com remake posterior.

Indicado para grupos que possam compreender o assunto ou estejam sendo preparados para isso. Mulheres, essencialmente, ressaltando que é um gatilho potencialmente perturbador.


"Gaslight" (1940)

Considerações diversas

O filme traz muitas outras reflexões além do tema abuso, principalmente, questões psicológicas relacionas a isso.

Vou expondo os conflitos sobre os quais pensei assistindo à obra.

Primeiramente, como dito sobre gatilho, vítimas irão se identificar. E é doloroso, angustiante, assustador.

É possível compreender abusos sofridos vendo "de fora" da situação, ao mesmo tempo, em que há reconhecimento de si vivenciando situação igual ou muito próxima.

A própria empatia típica da vítima é inerente a esse reconhecer-se no outro e perceber-se vítima. Passa-se a questionar o outro e você mesmo, em como a autorresponsabilidade sobre nós mesmos pode nos tornar vítimas ou saber safar-se da situação.

Percebo que o abuso tem, intrinsecamente, um aniquilamento das defesas da vítima. E até que ponto é possível defender-se e responsabilizar-se pelas situações a que se submete ou atribuir o abuso tão somente ao abusador?

Fala-se muito sobre a culpa nunca ser da vítima. E procede. Entretanto, em sessão de análise psicanalítica, a analista abordou a minha posição e responsabilidade de estar naquela situação. Ainda estou pensando - e estudando - sobre.

Pude perceber, também, que é usual que repitamos padrões familiares. Ao investigar certo comportamento, certamente, há alguma reprodução de modelos já vivenciados no âmbito da família, seja em posição "ativa" ou "passiva" (vítima).

E a própria capacidade de retirar-se da situação de abuso, também, vem de habilidades adquiridas em desenvolvimento familiar, aprofundadas ou não pelo lívre-arbítrio.

Em última instância, somos frutos de nossa criação, mas podemos escolher outras formas sociais de acordo com o que sentimos e como nos posicionamos diante disso. Não dá pra colocar a culpa nos pais e não fazer nada em prol de si, embora nada fazer é uma das escolhas.

Daí, o conceito de família pode ser discutido. Não pretendo adentrar essa discussão, nem é relevante para o abordado no momento, mas é algo que merece atenção, sobretudo às funções materna e paterna na formação de uma pessoa. Lembrando que me referi à função e não ao gênero de quem a exerce.

O assunto e todas suas ramificações são direcionados à proteção da vítima primordialmente. Contudo, como extrema empata, penso no outro lado: como poderia ser inserido o tema para recuperação do abusador.

A sociedade preocupa-se com a vítima por razões óbvias maniqueístas - salve o bem e abomine o mal. Porém quem seria o mal? Não há duplicidade de papéis em algum momento? Quem vai olhar para o agressor, que não deixa de ser uma vítima da sua própria mente, autofágico.

Tudo indica que as pessoas tendem a posicionar-se em prol da defesa do local onde esteve. E, quase, unanimemente, o sofrimento da vítima revela-ss mais pungente a ponto de procurar ajuda.

Talvez, o próprio distúrbio do agressor carregue consigo características típicas da personalidade que o impedem de enxergar o prejuízo que causam (ausência de empatia), dificuldade em reconhecer falhas em si, fragilidade de ego que não suporta ser posta em cheque etc.

Volto a pensar: vítimas devem ser tratadas e recuperadas e o que fazer com agressores irreversíveis, por exemplo? Ainda não sei.

Por Fiametta F.