terça-feira, 16 de abril de 2019

LUIZ FELIPE PONDÉ - filósofo


"Sucesso é uma coisa bastante importante na vida e, quando eu falo em sucesso, no caso, não é sucesso no sentido público, né?! Se tornar uma celebridade. 
Sucesso como reconhecimento que você é capaz de realizar trabalho.
É claro que existem formas distintas de sucesso. Existe uma pessoa que tem sucesso na família, no sentido de que constituiu uma família e essa família é, razoavelmente, funcional, com filhos, razoavelmente, funcionais que crescem, que, por sua vez, fazem outros filhos, que, também, são, razoavelmente, funcionais, que mantém um casamento funcionando, isto, também, é uma forma de sucesso.
Agora, é que, hoje em dia, normalmente, quando a gente fala de sucesso, a gente está pensando, principalmente, sucesso profissional.
Eu diria o seguinte: é muito bom fazer sucesso, mas eu não acho que o sucesso seja o que torna você uma pessoa, necessariamente, mais madura, né... porque... principalmente, se você for muito jovem e você fizer sucesso profissional muito cedo, a chance de você virar um idiota é enorme, gigantesca.
E por que a chance de você virar um idiota?
Porque o sucesso já tem uma tendência, você tem que fazer uma certa luta de, queda de braço, como se fala no sucesso.
Porque, quando você faz sucesso, é muito fácil você ter uma tendência, a achar que, portanto, você está certo em tudo, entendeu como o mundo funciona. Não é à toa que num glamuroso e importante livro de democracia na América de Toqueville, ele comenta que os homens de sucesso, lá em 1881, eles tinham por hábito não prestar atenção nas coisas que eles não entendiam, porque eles assumiam, de cara, o que eles não entendiam não tinham valor.
Por que o que ele não entendia não tinha valor?
Porque ele era uma homem de sucesso nos seus empreendimentos, como fala o Toqueville, então, evidentemente, ele sabia identificar o que tem valor ou não, se não ele não tinha sucesso.
Essa chave que eu estou dizendo. Quer dizer, o sucesso não é, por si só, uma experiência, digamos, total, né?!
A ideia de que o sucesso na vida material e profissional vai te levar ao sucesso financeiro. Isto não é verdade.
Às vezes, você tem sucesso profissional e material às custas do sucesso afetivo. Isso é uma das coisas mais comuns do mundo.
Aliás, às vezes, o sucesso profissional e o sucesso material pode, inclusive, tornar o sucesso afetivo, privado, inexistente. Tornar a vida privado-afetivo uma catástrofe, isso, justamente, pelo sucesso.
Então, por isso, se você atingir o sucssso profissional muito cedo, isto pode destruir seu caráter, isso pode fazer com que você fique uma pessoa bastante boba, isso pode fazer que você, inclusive, se torne uma pessoa muito condescendente consigo mesmo, né... e, de repente, passar a achar que todas as ideias bobas e energias que você tem é verdade, porque simplesmente é uma pessoa jovem de sucesso. E, hoje, isso é uma coisa muito comum, inclusive por conta das mídias sociais, você tem pessoas que atingem o sucesso, a celebridade numa velocidade gigantesca e, de repente, ela começa achar que tudo que brota do pensamento dela é, altamente, significativo e, altamente, valoroso.
Então existe, inclusive, uma suspeita muito antiga que o que torna você uma pessoa mais madura é o sofrimento, é o fracasso, eu já disse isso várias vezes, né?! Eu acho que o fracasso humaniza.
Num mundo meio idiota que a gente vive hoje, muita gente interpreta essa frase como se eu estivesse dizendo que não ter o sucesso é bom ou que fracassar é bom. Não, eu não estou dizendo não ter sucssso é bom ou que fracassar é bom. Eu estou dizendo que existem coisas bem mais importantes que a felicidade, né?! Inclusive, eu acho que a gente começou a pensar em felicidade ontem. Porque se você pensar numa espécie que tem cerca de cem mil anos e ela não tinha nem tempo de viver muito mais que 25 cada pessoa, mais ou menos, a ideia de felicidade, como a gente entende hoje, você ficar se perguntando o que você quer, o que você vai fazer é completamente inexistente. 
Então eu entendo que uma das dificuldades pra gente saber o que é felicidade é porque pra gente não sabe, exatamente, o que é felicidade.
Então quando eu falo que o que humaniza é o fracasso, não estou fazendo uma ode ao fracasso.
Eu estou dizendo que o fracasso ajuda você entender o lugar no mundo que a gente ocupa não é muito distante do que aquela velha história de que Roma, quando se entrava, depois de uma batalha e a cidade inteira, centro do mundo, gritava seu nome, de que alguém que ía atrás de você, lembra que você é pó.
O sucssso profissional muito cedo pode fazer você achar, em algum momento, que você não é pó."
("O que acontece quando atingimos o sucesso muito cedo na vida?" - Luiz Felipe Pondé, em seu canal no YouTube, publicado em 15/04/19)



#sucesso, #fracasso, #mídiassociais, #blogueiros, #youtubers, #influenciadoresdigitais, #felicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário